Está chegando o início da Nova Era, a Era da Luz Divina 21 de Dezembro de 2012 / 2013
Pratique Meditação e se torne mais um ponto de luz nessa rede que envolve nosso planeta.

Assista o video no rodapé da página

Efeitos da Sahaja sobre o cerebro durante a meditação, com as explicações técnicas do exame de E.E.G. dadas pelo Dr. Ramesh Monacha.

Benefícios da Sahaja Yôga para a Saúde


Artigo apresentado em The Indian Express: "Cura fácil"


Em Madri, os médicos já haviam desistido de obter uma melhora nas condições de Pan Arteritis Nodosa. José Júlio Moreno vivia em estado de semi-paralisia depois de ter sido atacado por um polvo há 20 anos. Ele mal conseguia andar ou usar as mãos; e, então, depois de passar alguns meses no centro de saúde em Navi Mumbai, ele escreveu o seguinte em sua nota de despedida : "Eu não era capaz de me equilibrar e minha visão era precária. Hoje posso caminhar e escrever e pintar... ."

E há outras pessoas como ele. Shirley Ellerbee de Nova York, 48, está aqui há dois meses e acha que já está curada de seu problema respiratório. "Os médicos de Nova York sugeriram uma operação para o meu coração fraco. Mas sou um tanto descrente da medicina moderna e preferi vir aqui para me curar. Eu costumava ficar com falta de ar mesmo morando nos subúrbios de Nova York. Mas depois de alguns meses aqui, eu, realmente, me sinto muito melhor," diz ela.

Isso não quer dizer que essas pessoas tenham sido tratadas com uma poção mágica mas, graças à Sahaja, suas indisposições físicas foram curadas. Sahaja Yôga é praticada em 70 países ao redor do mundo. O centro Internacional de Pesquisa e Saúde em Nani Mumbai está também guiando e coordenando centros de atividades e pesquisa em Londres, Paris, Viena, Moscou, Kiev, Toronto e Sydney.

A Sahaja Yôga, conforme revelada por Shri Mataji Nirmala Devi, visa realizar a cura holística das pessoas. A ciência está baseada no despertar da energia primordial latente (a Kundalini), por meio de um fluxo de sutis e frescas vibrações cósmicas pelo corpo que nutre e rejuvenesce cada uma de suas células. Como diz o Dr. Umesh Rai, diretor do Centro Internacional de Pesquisa e Saúde, "Como um resultado da meditação, que é a meta básica da Sahaja, o corpo produz certos fluidos que contêm poderes curativos ajudando na recuperação das mais sérias doenças."

Outro caso citado é o de Nilima e Sunil Mane. O casal vivia em agonia pela incapacidade de gerar um filho em seus 14 anos de casamento. Então, procuraram alívio nesta ciência holística. Nilima, agora mãe de uma criança de 10 anos de idade, diz: "Acreditamos firmemente que foi somente após um curso Sahaja que foi possível termos um filho."

Dr. Rai tem pesquisado no Lady Harding Medical College e Hospitais Associados, em Nova Delhi, sobre o papel da Sahaja Yôga no tratamento de doenças psicossomáticas.

"O médico de hoje, que pratica a moderna medicina alopática, entrou num estágio de superespecialização por meio da qual designa partes separadas do corpo para serem tratadas por um especialista. Devido a isso, os médicos não são mais capazes de visualizar a doença como um distúrbio do corpo como um todo. Eles tratam uma parte do corpo em particular sem levar em consideração os aspectos psicológicos e sociais da doença do paciente.", diz o Dr. Rai. "Uma pessoa pode estar em boa forma física, mas ter problemas emocionais ou sofrer de isolamento social, o que pode torná-la muito doente."

Ele aconselha que se recorra às antigas escrituras indianas como o Yôga Sutra de Patanjali, que menciona a yôga como a técnica mais importante para manter o corpo e a mente saudáveis. Isso é verdade mesmo hoje, porém há necessidade de uma integração que não é meramente interior mas que envolve também a vida exterior. "Para que a yôga seja mais relevante hoje, ela precisa tocar tanto o aspecto físico como o aspecto mental da saúde, a qual está compreendida nos métodos da Sahaja Yôga. Esta ciência aborda o todo com o qual cada pessoa nasce," diz ele.

Ela é baseada em nosso sistema nervoso sutil. A energia primordial latente está presente em todas as pessoas. Está enrolada em si mesma três vezes e meia e se situa no osso triangular chamado "sacro": a Kundalini, na base da espinha dorsal. Quando essa energia é ativada na prática da Sahaja Yôga, ela ascende e ativa nossos seis chakras no corpo sutil e, quando atravessa o Brahmarandhra, ela se une com a Energia Cósmica Onipresente. "E atuando na área límbica do cérebro, sutis e frescas vibrações começam a fluir de ambas as palmas das mãos e do topo da cabeça. Nessa consciência vibratória, já que a pessoa pode sentir quais de seus chakras estão bloqueados, ela poderá trabalhar na correção desses chakras e curar diferentes doenças".

A fim de verificar algumas das afirmações da Sahaja Yôga, foram organizados pesquisas e estudos sistemáticos no departamento de psicologia e medicina do Lady Hardinge Medical College e Hospitais Associados em Nova Delhi.

Os projetos de pesquisa visados foram os efeitos psicológicos do despertar da Kundalini pela Sahaja Yôga e os efeitos da prática Sahaja em doenças psicossomáticas como hipertensão e bronquite asmática.

Ellerbee declara que o aspecto mais importante dessa ciência é alcançar um estado de consciência sem pensamentos. "O qual é uma das coisas mais difíceis de ser alcançada. Mas, uma vez que se consiga manter a mente livre de pensamentos, gradualmente começamos a sentir uma quietude interior", diz ela.

Mas não poderia a cura de doenças como hipertensão, etc, ser atribuída simplesmente ao fato de que ao chegar aqui no centro de saúde já ser um relaxamento para os pacientes?

Ficar distante das obrigações ajuda a concentração na Sahaja, mas é imperativo que a pessoa continue praticando-a. Assim a cura permanecerá", diz ela.

Uma alternativa para as ciências médicas tradicionais? É uma pergunta difícil, não?


THE INDIAN EXPRESS, 23 julho 1996.




Sahaja Yôga no local de trabalho:

A maioria de nós passa muito tempo no trabalho e sonhamos com um ambiente profissional onde pudéssemos trabalhar com pessoas iluminadas, integrando trabalho e vida familiar de forma equilibrada e dharmica e, finalmente, apreciando o que fazemos e o ambiente em que vivemos.

Esta seção trata do relacionamento entre a Sahaja Yôga e o local de trabalho. Inclui artigos e histórias relatados por yôgis e como a Sahaja Yôga os ajuda em suas atividades profissionais diárias. Pretendemos falar sobre os vários meios nos quais a Sahaja Yôga pode afetar nossa vida profissional, como melhorar as condições de trabalho e também sobre os estudos ou contribuições teóricas feitos no tópico mais geral do despertar espiritual e de como isso afeta as pessoas no trabalho.

A realidade mostra que as práticas convencionais de gerenciamento não funcionam mais. E mais, que empregados e patrões estão cada vez mais estressados e procurando soluções para seus problemas. A boa nova é que um número cada vez maior de profissionais estão cientes que o racional tem suas limitações e que a solução pode vir de diferentes direções tais como o caminho espiritual e a Sahaja Yôga em particular.

Relatos: O trabalho diário de um yogi como engenheiro de software.



Histórias e Depoimentos Pessoais:

Nesta seção, apresentaremos histórias verdadeiras escritas por várias pessoas que dividem suas experiências com a Sahaja Yôga, tanto aquelas que praticam Sahaja Yôga há muitos anos como as que a praticam há somente alguns meses.

Minha experiência com a Sahaja Yôga by J.W.
Gnose and Yôga - experiência pessoal by Mark Mays

Minha experiência com a Sahaja Yôga

Minha experiência com a Sahaja Yôga tem sido uma experiência de crescimento contínuo. Minha realização foi e continua sendo um processo sutil. Ao contrário do que imaginei quando comecei a praticar Sahaja, não senti forças poderosas se movendo através do meu corpo e não vivenciei nada que pudesse ser considerado místico. O que vivenciei foi um despertar espiritual que, fazendo uma retrospectiva, foi bastante dramático. Mesmo sendo um processo sutil, ele não foi sem esforço. A meditação para mim é como fazer um exercício físico de alguma forma. Quando medito regularmente, gosto muito e é extremamente gratificante. Quando não medito regularmente, tenho de me esforçar para fazer isso. Mas de qualuqer forma, não importa como, eu me sinto sempre muito melhor quando medito.

Desde que comecei com a Sahaja Yôga, e especialmente quando medito regularmente, sinto uma diferença evidente em minha maneira de encarar a vida. Fico mais próximo das pessoas com quem convivo, mais produtivo em meu trabalho (pesquisador graduado), menos estressado e, basicamente, mais satisfeito do que jamais me senti desde minha infância.

Realização e meditação afetaram meu Espírito, mente e corpo de tal maneira que consigo o que realmente me faz feliz em todos os aspectos da vida. Tenho estado também extremamente produtivo. Mais recentemente, recebi um prêmio em uma competição nacional estudantil de pesquisa, uma bolsa de estudos de pesquisa universitária e uma viagem paga para minhas pesquisas e realizações acadêmicas, e acabei de ficar noivo.

Todas essas coisas aconteceram depois que obtive a minha realização; eu era descontente profissional e pessoalmente antes disso. Realmente não sei se meu crescimento em Sahaja Yôga é o responsável por essas coisas, mas não posso deixar de pensar que ele teve algo a ver com isso. Sinto também que até o momento, eu somente arranhei a superfície do que poderei alcançar. Amadurecendo espiritualmente, tenho certeza que meus horizontes se expandirão.


Gnose e Yôga: Uma experiência pessoal

Em resposta a:


Yôga é potencialmente um caminho para sabedoria gnóstica.

Mark Mays escreve no dia 19 de outubro de 1994.

Bem colocado. Eu tenho praticado Sahaja Yôga pelos dois últimos anos e definitivamente adquiri conhecimento através da experiência direta. Entretanto, esta é a única yôga que eu conheço que, na verdade, provê a união com o Divino desde o primeiro dia. E através da experiência da Auto-Realização que é 100% verificável.

No passado, um verdadeiro Mestre de Yôga (e houve bem poucos) trabalhava nos chakras (centros de energia) de seu(s) discípulo(s) até que fossem limpos e equilibrados. Ele, então, dava-lhe(s) a Realização através do despertar da Kundalini. A Kundalini é a força de vida residual deixada em nós desde a criação e que reside no osso sacro localizado na base da espinha dorsal. Essa energia, a Kundalini, é um reflexo da Mãe Primordial que é o Poder de Deus e que faz todo o trabalho de vida e de criação. Ela é como nossa própria Mãe individual e quando despertada, cura e ilumina nossos chakras, nosso cérebro e desperta nosso Espírito, o qual reside em nosso coração e é o reflexo de Deus Todo Poderoso.

No Cristianismo, a Kundalini é conhecida como o Espírito Santo (sim, a Trindade é na verdade o Pai, o Filho e a Mãe). O Pai é a fonte de tudo, mas é somente a testemunha. A Mãe é o aspecto criativo de Deus, enquanto o Filho é o objeto da criação. Logo, somos todos filhos de Deus.

Eu acho que estou fugindo do ponto deste artigo, o conhecimento através da experiência, mas gostaria de dizer só mais algumas coisas sobre Sahaja Yôga antes de dividir com vocês minhas próprias experiências, que, com certeza, muitos de vocês acharão difíceis de acreditar - mesmo assim aconteceu!

Primeiramente, a fundadora da Sahaja Yôga, Shri Mataji Nirmala Devi, desenvolveu um método onde os buscadores da verdade pudessem obter sua auto- realização em massa, espontaneamente; isto é você não tem de fazer nada para isso, ou seja, penitências, pagamentos em dinheiro, estudo infindáveis das escrituras, etc. Acho que a seguinte afirmação de Shri Mataji resume bem isso:

"Vocês não podem entender o significado de suas vidas até que estejam conectados com o poder que os criou. É meu dever ajudar os seres humanos a fazerem essa conexão - depois, eles farão o resto."

Uma vez que a Auto-Realização (segundo nascimento, ressurreição) tenha se estabilizado através da meditação diária e da limpeza dos chakras, você pode dar a Realização a outras pessoas - como uma vela acendendo outras.

E agora, as minhas próprias experiências

Tudo começou com uma prece sincera a Deus para uma mudança em minha vida. Eu vinha procurando e estudando religião, filosofia e metafísica, mas nada parecia "colar" e fazer verdadeiramente uma mudança expressiva em meu estilo de vida e em meu comportamento.

Já no dia seguinte, eu vi uma mensagem na Internet que Shri Mataji estava vindo a Seattle para falar sobre Auto-Realização e meditação. Eu acho que ver a mensagem já no dia seguinte foi a primeira de muitas "coincidências" que eu vivenciaria nos meses seguintes.

Shri Mataji deu a Auto-Realização naquela noite num processo que durou mais ou menos 10 minutos. Normalmente, só alguns fios da Kundalini conseguem, na verdade, passar pelos (em geral obstruídos)chakras e a experiência para a maioria das pessoas é, de algum modo, sutil ou mesmo inexistente. Para aqueles que realmente têm a Kundalini despertada, uma brisa fresca pode ser sentida no topo da cabeça onde se situa o osso fontanela ou, então, em suas mãos. Algumas vezes a brisa é quente, principalmente se os chakras estiverem danificados. Os chakras (significam rodas em sânscrito) começam a expelir a negatividade uma vez que tenham sido penetrados pela Kundalini. Essa sensação de brisa fresca é o que Cristo quis dizer ao se referir que primeiro precisamos nascer da água (útero) e depois do vento (Auto-Realização).

No meu caso, senti intermitentemente uma brisa fresca e quente. Shri Mataji também disse que nossos ombros podem doer se estivermos nos sentindo culpados (uma obstrução no Vishudhi ou chakra da garganta). Bem, depois que saí da sala, meus ombros estavam realmente doendo mas o desconforto passou depois de uns 20 minutos mais ou menos. Isso é uma típica limpeza do chakra.

Comecei a meditar diariamente, duas vezes por dia e por 15-20 minutos conforme tinha sido recomendado. Entretanto, eu não estava realmente certo se estava sentindo alguma coisa até mais ou menos 4 - 5 semanas depois. É muito difícil descrever, mas durante a meditação naquela noite, senti como se eu tivesse um turbilhão de energia circulando no topo de minha cabeça! Eu estava inundado pelo sentimento de alegria, satisfação e benção como nunca soube que existisse.

Os sete chakras estão também expressos em nossas mãos, isto é, nos cinco dedos, na palma e no pulso. Uma vez que se comece com as técnicas de limpeza, as obstruções dos chakras se manifestam como um formigamento na ponta dos dedos tornando-nos conscientes de quais chakras precisamos trabalhar. As causas dessas obstruções e as técnicas para limpeza e equilíbrio dos chakras são ensinadas nos centros de Sahaja Yôga.

No Alcorão, o profeta Maomé diz que no momento da ressurreição (exatamente agora) os lábios serão selados e as mãos falarão. Está tudo pronto. Nós próprios nos julgaremos. Não iremos diante de Deus como um magistrado pleitear nosso caso.

O que é belo em Sahaja Yôga é que isso acontece espontaneamente. Está tudo já pronto dentro de nós, e não custa absolutamente nada fazer isso. E ainda mais, além da experiência inicial da Auto-Realização, não dependemos de ninguém para ascendermos espiritualmente. Entretanto, gostaria de acrescentar que, como nos tornamos cientes de que somos parte da consciência coletiva, entendemos que a evolução espiritual está acontecendo coletivamente; deixamos simplesmente de ser dependentes do que as pessoas fazem "externamente" para nós mesmos a fim de alcançarmos o crescimento espiritual.

Tenho vivenciado também algumas experiências bastante admiráveis em nível físico, mas elas são um efeito colateral de se estar conectado. O primeiro "experimento" que eu tentei foi quando tive dor de garganta. Fiz círculos em torno do chakra da garganta sete vezes com minha mão direita enquanto mantinha a mão esquerda voltada para o retrato de Shri Mataji. Senti uma brisa fresca fluindo de minha mão esquerda e calor saindo da direita. Depois de aproximadamente 5 ou 10 minutos, a dor em minha garganta tinha desaparecido por completo.

Por 24 anos tive alergia de feno e usando as técnicas de limpeza Sahaja, prontamente melhorei. Tive duas crises de sinusite que sararam usando essas técnicas de limpeza. No passado eu só conseguia me livrar das crises através de antibióticos. Devo enfatizar que Sahaja Yôga não é uma clínica de saúde, mas que sua saúde melhora como resultado da meditação e limpeza.

Mentalmente, tenho uma clareza de pensamento como nunca tive antes. Meu desempenho no trabalho está agora em outro nível. Pode parecer, de algum modo, arrogância, eu sei, mas tenho recebido tanto reconhecimento daqueles com quem trabalho que chega a ser embaraçoso.

Emocionalmente, estou praticamente livre do estresse. Estou num estado de alegria e satisfação que nunca pensei que existisse. Sou afortunado por ter uma profunda experiência espiritual, todos os dias - e duas vezes! No mínimo.

Uma vez que se consiga diminuir o ego e ficar livre dos condicionamentos, começamos a vivenciar a Verdade absoluta. São nossos egos e nossos condicionamentos que nos cegam para a Verdade. O ego e o superego (condicionamentos) são o que a ciência médica chama de lado direito e esquerdo do cérebro. Reduzimos nosso ego através do ato de perdoar os outros sinceramente.

Quando Cristo disse que ao passar através da porta estreita entraremos no Reino de Deus, ele se referia ao canal entre nossos ego inflado e superego. Cristo é a deidade que reina no Agnya Chakra (no quiasma óptico) e Sua morte na cruz pelos nossos pecados e carmas e a sua subsequente ressurreição abriram esse chakra cósmico. Ele derrubou o ego e o superego de modo que a Kundalini pudesse passar até e além do Sahasrara Chakra (área límbica do cérebro) e, assim, podemos obter nossa yôga com o Poder Onipresente de Deus.

Já que falei sobre Cristo e Maomé, devo acrescentar que as técnicas Sahaja respeitam e incluem TODAS as escrituras sagradas. A Verdade é verdade e ninguém a possui, pois ela vem somente de uma fonte: Deus. Por que discutir, então, de quem é a melhor Verdade?

Há um ponto importante para se notar, e não consigo enfatizar isso o bastante: o despertar Espiritual e o subseqüente crescimento NÃO é um processo mental. Não estou dizendo que não se deva ler ou estudar as escrituras, mas sim que nunca alcançaremos nosso propósito estando aqui nessa época auspiciosa da evolução humana, que é simplesmente nos tornarmos o Espírito, fazendo qualquer coisa que seja a nível físico ou mental. Poderemos somente perceber o Espírito, nosso eterno e verdadeiro Si, num estado de consciência sem pensamentos e depois que nossos pensamentos cessarem e que os impulsos sensórios físicos forem ignorados.