Está chegando o início da Nova Era, a Era da Luz Divina 21 de Dezembro de 2012 / 2013
Pratique Meditação e se torne mais um ponto de luz nessa rede que envolve nosso planeta.

Assista o video no rodapé da página

Efeitos da Sahaja sobre o cerebro durante a meditação, com as explicações técnicas do exame de E.E.G. dadas pelo Dr. Ramesh Monacha.

Entendam o Significado de Akhanda Bhajan

Devemos entender o significado de “Akhanda Bhajan”. Existem dois tipos de bhajans - Khanda
Bhajan e Akhanda Bhajan. Khanda Bhajan é quando contemplamos Deus, ao levantarmos pela manhã e entoarmos bhajans por um curto período de tempo durante o dia. Por outro lado, Akhanda
Bhajan não é assim, envolve contemplação de Deus sob todas as circunstâncias, em todo lugar,
todo o tempo (Sarvada Sarva Kaleshu Sarvatra Hari Chintanam). É a constante contemplação de
Deus, todo o tempo, de manhã, à tarde e noite, em todos os três estados – vigília, sonho e sono profundo.

Akhanda Bhajan é de Imenso Significado Espiritual

Observem o relógio. Existem três ponteiros no relógio, indicando segundos, minutos e hora. O
ponteiro dos segundos é o mais comprido, o dos minutos é ligeiramente mais curto e o das
horas é o mais curto dos três. Enquanto o ponteiro dos segundos ultrapassa sessenta voltas,
o ponteiro dos minutos se move um ponto para diante. Da mesma forma, enquanto o ponteiro dos minutos dá sessenta voltas, o ponteiro das horas se move um ponto para diante. Qual dos três
é o mais importante? O ponteiro da hora é o mais importante, porque uma hora tem muito mais
importância do que um minuto ou um segundo. Nessa analogia, fazer Bhajan somente na manhã e à tarde e gastar o resto do tempo no alimento e sono é similar ao ponteiro de segundo, que
tem um menor significado. Mas a constante contemplação de Deus a todo o tempo é como o
ponteiro da hora, é o mais importante. Cada nome de Deus é dotado de poder. Para fazermos
bom uso desse poder e extrair dele benefícios duradouros, devemos participar do akhanda bhajan.
Certa vez, o sábio Narada se aproximou do Senhor Narayana e pediu-Lhe para que explicasse a

eficácia do nome de Rama: “Narada! Olhe, há um papagaio na árvore. Vá até lá e peça ao
papagaio para recitar o nome de Rama uma vez”, disse Narayana. Obedecendo à Sua ordem,
Narada foi até o papagaio e lhe pediu para cantar o nome de Rama. No momento em que o
papagaio ouviu o Divino nome de Rama, ele caiu morto da árvore. Narada voltou a Narayana e
disse: “Ó senhor! Seguindo seu comando, pedi ao papagaio para cantar o nome de Rama e ele
deu seu último suspiro. Então Narayana disse: “Ó Narada! Não se preocupe com a morte do
papagaio. Justamente agora, uma vaca acaba de dar a luz a um bezerro. Vá e peça ao bezerro
para cantar o nome de Rama”. Narada ficou receoso que o bezerro tivesse o mesmo destino do
papagaio. Entretanto, obedecendo ao comando de Narayana, ele pediu ao bezerro para cantar o Divino Nome de Rama. Assim que bezerro recém-nascido ouviu o Nome de Rama, ele também caiu morto.
Quando Narada informou o ocorrido para Narayana, Ele o instruiu novamente para ir ao palácio

de um rei, que tinha sido abençoado com um filho e solicitasse ao príncipe para cantar o
Divino Nome de Rama. Narada ficou aterrorizado, mas Narayana insistiu que Narada deveria
obedecer à Sua ordem. Narada foi ao palácio e pediu ao príncipe recém-nascido para cantar o
nome de Rama uma vez. O príncipe saudou ao sábio Narada e o informou que simplesmente por
ouvir o Nome de Rama somente uma vez, ele foi transformado de um papagaio para um bezerro e de um bezerro para um ser humano, como um príncipe. Ele expressou sua gratidão ao sábio
Narada por iniciá-lo no Rama Nama (cantar o nome de Rama). Portanto, o Divino Nome confere o nascimento humano, que é considerado um raro presente.

Cante o Divino Nome com Fé e Amor

O homem é a encarnação da divindade. Quando vocês olham imagens de Deus, vocês encontrarão nelas todas as formas humanas. Daivam Manusha Rupena (Deus assume a forma de um ser humano).
O Divino nome é a base do nascimento humano. Mesmo pássaros e animais podem obter o
nascimento humano simplesmente por ouvir apenas uma vez o Divino Nome. Mas, por que não há transformação no homem, mesmo que ele cante o Divino Nome repetidamente? Isto acontece
porque o homem canta o nome de Deus mecanicamente, sem amor em seu coração. Algumas pessoas cantam Bhajans com a mente agitada. Elas ficam olhando aqui e ali. A mente delas fica mais ocupada em verificar se o tom e o modo musical do cantor estão corretos ou não. Não pode haver qualquer transformação em tais pessoas, mesmo se elas cantarem o Divino Nome inúmeras vezes. Satatam Yoginah (Alcance o permanente estado yogue). Se nós contemplarmos Deus com toda concentração, mesmo por uma vez, uma grande transformação ocorrerá em nós.
Quando um puxador está cantando um determinado bhajan, os outros cantores estão pensando na próxima canção que irão cantar. Quando nós cantamos o nome de Deus sem focar nossa mente em Deus, somos incapazes de alcançar alguma transformação. Todavia, de qualquer maneira que nós
cantemos o Divino Nome, nós obteremos pureza em alguma extensão. Esta pureza não é visível aos outros. Somente o próprio indivíduo pode experimentar isso, já que a mudança ocorre
internamente nele. Conseqüentemente, o homem deve cantar constantemente o nome de Deus, de forma que fique impresso em seu coração. Vocês podem ocupar-se de todas suas tarefas diárias, mas o que quer que façam ou falam, vocês devem ter sempre o sentimento de que tudo
pertence a Deus. Então, sua vida será santificada. Em casa, as mulheres cozinham. Elas
misturam sal, vagens e condimentos em certas proporções para preparar vários pratos. Quando
elas fazem tudo como uma oferenda a Deus, o alimento preparado se torna santificado. Por
outro lado, se elas cozinham com o sentimento de que elas estão fazendo somente para o bem-
estar de seus familiares, o alimento não terá a mesma santificação. Conseqüentemente,
qualquer trabalho que você venha a realizar, você deveria considerar que é Deus quem faz. Deus está presente, na forma sutil, em cada átomo e em cada célula. Cada passo que dão,
vocês deveriam associá-lo com a recitação de “Ram, Ram, Ram”. Então, cada passo os levará
para próximo de Deus. Sem reconhecer esta verdade, se vocês disserem “Eu vim a pé, caminhei
tantas milhas”, será apenas uma atividade física e não uma atividade espiritual. Todas as
palavras que vocês dizem e todas as ações que realizam devem estar impregnadas com
sentimentos divinos. Com tais sentimentos sagrados, se vocês cantarem o divino nome pela
manhã e à noite, já será suficiente. Pode ser qualquer nome de Deus. Se vocês o cantarem com
toda sinceridade, mesmo por uma vez, serão agraciados com grandes benefícios. Será tão significativo como o ponteiro das horas no relógio, como no exemplo dado. Mas, se vocês
cantarem o divino nome com a mente agitada será de pouca significância e valor, como o ponteiro dos segundos.
Não se importem com o que os outros dizem. Vocês devem cantar o Divino Nome constantemente
do fundo do coração. Mas, poucas pessoas cantam o divino nome com toda sinceridade. Eles
continuam dando desculpas tais como “Eu tenho dor de garganta, estou resfriado;
conseqüentemente, eu não tenho condições de cantar o divino nome”. Mesmo se você estiver
resfriado ou com tosse, você pode cantar mentalmente. Recitar o Divino Nome o abençoará com
todo o tipo de poder. O nome de Deus é imensamente sagrado e sua recitação poderá até mesmo,
trazer uma pessoa morta de volta à vida. Savitri ficou extremamente pesarosa, quando ela
perdeu seu marido. Com o poder de sua prece, ela pode trazer seu marido Sathyavan de volta à
vida. Somente na Índia é que nós encontramos tais mulheres que podem trazer seus maridos de
volta à vida. Embora o poder divino esteja em todos os lugares, ele se manifesta em um grau
elevado na terra sagrada da Índia. Uma pessoa de mente pura será bem sucedida em qualquer
empreendimento, em qualquer lugar que ele possa estar. Orem a Deus com pureza da mente e Ele os protegerá. Quando vocês oram com toda pureza da mente, poderão receber grandes
benefícios. Mira também orou da mesma forma. Ela orou: “Swami! Eu mergulhei profundamente no oceano e pude encontrar a pérola preciosa de Seu divino nome. Não permita que essa preciosidade escape de minhas mãos e caia novamente no oceano”. Tendo nascido neste mundo,
vamos tornar nossa vida valiosa, cantando constantemente a glória do divino nome.
Nunca Esqueçam sua Origem Divina Krishna diz no Gita: Mamaivamsho Jivaloke Jivabhuta Sanathana (o eterno atma em todos seres
é uma parte de Meu Ser). Todos vocês são um aspecto de Minha divindade. Conseqüentemente,
vocês devem levar suas vidas da mesma maneira que Eu tenho levado. O amor de vocês deve ser tão sagrado como o Meu. Então, somente assim, atingirão a pureza. Tudo neste mundo é reação,
reflexo e ressonância. Desde a eternidade vocês são parte de Mim. Vocês não devem esquecer
isto, nunca. Se vocês absorverem esta verdade no coração de vocês, o mérito do estudo de
todo Bhagavad Gita será concedido a vocês. Este é o principal ensinamento do Bhagavad Gita.
Todo ser humano segue certos princípios do Dharma. De onde vem este dharma? Ele vem dos
sentimentos sagrados. Os sentimentos sagrados se originam da fé. Onde há fé, há Dharma. Fé é
verdade. Verdade é Deus. Fé é Deus. Amor é Deus. Viva em Amor. Quando nós temos verdade, fé e amor, podemos realizar tudo nesse mundo. Vocês podem ser confrontados com inúmeras
dificuldades e privações, mas nada será capaz de perturbá-los. Sua fé e seu amor devem
permanecer firmes. Dificuldades vêm e vão, como ondas. Mas a fé de vocês deve permanecer
firme, como a água do oceano. Os pensamentos de vocês são como nuvens, que vem e vão. Eles
não são permanentes. Vocês devem manter firme sua fé. À medida que desenvolvem amor, mais e mais, não haverá nada neste mundo que vocês não possam alcançar. Vocês podem alcançar tudo.
Vocês podem transformar a terra no céu e o céu na terra. Não há poder maior do que o poder do amor.
Algumas pessoas não dão a devida importância para a recitação do divino nome. Este é um

grande equívoco. Somente aqueles que experimentam o divino nome, é que têm conhecimento de seu valor, não todos. Não confundam uma pedra com um diamante, simplesmente devido ao seu brilho. Um diamante é diferente de uma pedra. Qual é o diamante real? A morte da mente
(Die-mind)1 é o verdadeiro diamante (diamond)1. Cantem o divino nome com este objetivo.
Quando conseguir, conservem-no protegido e seguro dentro de vocês. Vocês podem enfrentar
inúmeras privações, problemas e sofrimentos, mas não se importem com isto. Todas as
dificuldades vêm e vão como nuvens que se movem sobre a ação dos ventos. Elas não pertencem
ao seu “eu” verdadeiro. O divino em nós é eterno e imperecível. Realizem todas Tarefas Diárias com Sentimentos Divinos.
Não sigam o que é fugaz e temporário, deixando para trás o imutável e o eterno princípio do
”eu”. Infelizmente, hoje, o homem está levando sua vida se apoiando em tudo que é efêmero e
temporário e está se decepcionando. Conseqüentemente, não se apóiem nos objetos efêmeros. Em vez disso, agarrem-se firmemente aos Divinos Pés de Lótus e nunca os deixem. Então, Deus
estará com vocês onde quer que vocês vão. Pelo contrário, se vocês se agarrarem aos objetos
temporários e fugazes, suas mentes também se tornarão agitadas e instáveis. Instalem o
divino nome permanentemente nos seus corações. Então, vocês alcançarão a bem-aventurança e
suas vidas se tornarão valiosas. Isto é Bhakti, Sakti e Mukti (devoção, poder e liberação)
É com este propósito que o Akhanda Bhajan por 24 horas tem sido idealizado uma vez ao ano.
Akhanda Bhajan significa cantar o divino nome ininterruptamente por 24 horas. Mas se vocês ficam entrando e saindo, enquanto o akhanda bhajan está acontecendo, estarão
fazendo khanda bhajan somente, porque os bhajans serão intermitentemente cortados. Será
difícil manter a continuidade. Nós devemos nos assegurar que não haverá quebra nos Bhajans.
Se vocês quiserem ir para suas casas, vocês podem ir, mas devem continuar fazendo Namasmarana (repetição do nome de Deus). Similarmente, quando vocês sentam para fazer suas
refeições, devem continuar a cantar o divino nome mentalmente. Deus não diz para vocês
deixarem nada. Deus diz: “façam tudo, mas continuem contemplando-Me todo o tempo”. Foi por
isso que Krishna disse no Bhagavadgita, “Maam Anusmara Yuddhyacha” (Lembre-se de Mim e lute até o fim). Em outras palavras, Ele aconselhou Arjuna a se engajar na batalha, enquanto o contemplava constantemente. Então, o mérito não equivalerá à batalha e sim à lembrança de
Deus. Arjuna desempenhará o dever de lutar. Aqueles destinados a morrer, morrerão, aqueles
destinados a viver, viverão. A batalha, neste contexto, não implica meramente matar um ao outro atirando flechas. Isso não é um sinal de grandeza.
Cumpram todos os seus deveres com uma expressão prazerosa e sorridente. Mantenham sempre um rosto sorridente. Nunca fiquem com cara “amarrada”, não serve para nenhum propósito.
Felicidade é a União com Deus. Essa é a verdadeira Divindade. Vocês podem ter algumas preocupações, mas não arruinem suas vidas pensando: “Eu tenho esta e aquela preocupação”.
Alguns são afligidos com preocupações matrimoniais. Mas tudo que vocês receberem da vida, considerem como um presente de Deus. Se vocês absorverem tais sentimentos, alcançarão a mais alta bem-aventurança.
Quem canta o nome de Deus, em qualquer lugar que esteja, sua vida se tornará sagrada e se
santificará. Ele estará livre do pecado. Não se importem muito com o modo musical e o ritmo
(Raga e Tala). Há somente uma Raga (modo musical), i.e., Hridaya Raga (Raga do coração).
Isto é “Soham, Soham” (Eu Sou), que vem de seus corações. Nunca deixem isto. Harmonizem suas vidas com este Raga. Uma vez que a vida de vocês estiver harmonizada com isto, então o sucesso em todos os empreendimentos estará assegurado.
Vocês são muito afortunados por esta oportunidade de fazer Namasmarana, de vez em quando.
Aqui os bhajans têm sido conduzidos todo dia, tanto pela manhã quanto pela tarde. Esta é uma
grande oportunidade. Não percam esta oportunidade. Se você utilizá-la apropriadamente,
então, sua vida se tornará valorosa. Esta é a razão pela qual nós fazemos Akhanda Bhajans de vez em quando.

– Do discurso de Bhagavan, no Mandir de Bhajans do Salão Sai Kulwant, Prasanthi Nilayam, em 13 de Novembro de 2007 .